Call for Papers

Norms


Universidade Federal do Piauí

Campus Senador Helvídio Nunes de Barros

V Congresso Regional de Saúde Coletiva

II Simpósio Internacional de Ciência, Saúde e Sociedade

EDITAL Nº 01/2022

 

O Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPESC) do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à participação no V Congresso Regional de Saúde Coletiva, II Simpósio Internacional de Ciência, Saúde e Sociedade que será realizado nos dias 30 de novembro, 01 e 02 de dezembro de 2022, por via híbrida, a abertura será presencial.

1 DOS OBJETIVOS

O V Congresso Regional de Saúde Coletiva tem com o tema “Desafios emergentes da saúde coletiva” tem como objetivo discutir os novos desafios para a promoção da saúde coletiva,  debater a gestão e a informação em saúde,  o cuidado, a política e a formação em saúde para o SUS no Brasil e no estado do Piauí, discutindo os nós críticos e fomentando o desenvolvimento de novos saberes em saúde advindas do compartilhamento de conhecimentos, experiências e vivências, afim de promover melhorias para a saúde da população.

O II Simpósio Internacional de Ciência, Saúde e Sociedade irá discutir o papel da ciência, do cuidado e da atenção à saúde frente aos novos contextos gerados pela pandemia de COVID-19.

  1. DAS INSCRIÇÕES NO EVENTO
    1. O período de inscrição será a partir do dia 01 de outubro de 2022. A inscrição será realizada no site do congresso: www.saudecoletivapicos.com.br
    2. O evento será híbrido e terá a cobrança de inscrição.
    3. O evento terá limite de vagas.
    4. Cada inscrito poderá participar de todas as conferências e de até quatro resumos, dois como autor e dois como coautor.
  1. OS TRABALHOS CIENTÍFICOS
    1. Para realizar o envio do trabalho o candidato deverá escolher OBRIGATORIAMENTE uma das quatro grandes áreas de classificação dos trabalhos científicos, descritas no item 3.1.1, que julgue mais adequada para a avaliação do mesmo.

3.1.1 Grandes áreas e subáreas de classificação dos trabalhos científicos:

1- Cuidado e Epidemiologia

    1. Saúde da criança e do adolescente
    2. Saúde da mulher
    3. Saúde do adulto
    4. Saúde do idoso
    5. Saúde mental
    6. Doenças infecciosas

2- Ciências sociais e humanas em saúde

3- Política, planejamento e gestão

4- Ciência e Tecnologia em saúde

    1. Será aceito DOIS resumos por inscrito na qualidade de 1º AUTOR. Cada resumo poderá ter até 06 autores (01 autor + 05 coautores), incluindo o relator e o orientador. É obrigatória a inclusão de um orientador (profissional com nível superior) entre os coautores. A mesma pessoa inscrita só poderá participar de quatro resumos, dois como autor e dois como coautor, isso não vale para o orientador.

Todos os autores e coautores devem estar inscritos no evento, ao orientador é facultativo estar ou não inscrito.

No momento da submissão do resumo já deve ser enviado também o pôster eletrônico, em formato de PDF.

3.2.1 O conteúdo do(s) trabalho(s) científico(s) será de responsabilidade do(s) autor(es);

3.2.2 Os resumos dos trabalhos serão encaminhados para avaliação de consultores ad hoc deste evento. Os trabalhos aprovados serão divulgados no site do evento.

3.3 Serão aceitos trabalhos nas seguintes categorias: Relato de experiência; estudo reflexivo; estudo de revisão, pesquisa de campo ou experimentais (observacionais); estudo de caso e prospecção tecnológica.

3.3.1 As normas para elaboração dos trabalhos (resumos simples) estão disponíveis no Anexo I;

3.3.2 Os resumos simples deverão ser submetidos diretamente no sistema on-line do evento, na área do congressista, nos campos próprios para isso. Resumos enviados por e-mail não serão aceitos.

3.3.3 O modelo para elaboração e submissão dos resumos simples está disponível no Anexo II. O relator deverá utilizar este modelo para elaboração e submissão do trabalho científico.

3.4 Os relatores devem anexar arquivo em formato PDF (SEM IDENTIFICAÇÃO DE AUTORES para publicação nos anais) do resumo simples via área do congressista, no site <<www.saudecoletivapicos.com.br>>, diretamente no sistema on-line do evento.

3.5 Os anais serão publicados sob responsabilidade da Comissão Científica de trabalhos no site evento.

3.6 A Comissão Científica reserva-se o direito de desclassificar os trabalhos científicos que não obedecerem às normas ou que configurarem plágio (A violação dos direitos autorais é CRIME previsto no artigo 184 do Código Penal, com punição que vai desde o pagamento de multa até a reclusão de quatro anos, dependendo da extensão e da forma como o direito do autor foi violado. Respaldo legal: Art. 5º; inciso XXVII (Constituição da República Federativa do Brasil); Art. 1.228 (Código Civil), Art. 184 (Código Penal) Lei nº 9.610/98 (Lei do Direito Autoral - LDA).

3.7 ATENÇÃO Os trabalhos envolvendo seres humanos e animais devem apresentar o número da aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa na metodologia, bem como, anexar o parecer de aprovação (em PDF) durante o envio do resumo.

 

4 PÚBLICO ALVO

4.1 Poderão inscrever-se alunos, docentes, pesquisadores e profissionais das áreas temáticas do evento.

 

5 DA EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

5.1 Os trabalhos serão avaliados por pareceristas ad hoc, de acordo com a seguinte pontuação:

(   ) APROVADO: para exposição e publicação nos anais (igual ou maior a 8 pontos)*

(   ) APROVADO: para publicação nos anais (6 a 7 pontos).

(  ) REPROVADO: não será publicado nos anais nem apresentado no congresso (igual ou menor que 5 pontos).

*Todas as apresentações serão por e-pôster no site do congresso através de exposição e os 30 trabalhos com melhores notas serão apresentados na modalidade oral e irão concorrer a prêmio.

Na apresentação oral o relator poderá fazer presencial ou online.

5.2 A dinâmica de exposição dos Pôsteres eletrônicos será divulgada pela Comissão Científica e disponibilizada no site do evento.

5.3 O Pôster eletrônico deve ser elaborado dentro das normas e configurações a seguir:

5.3.1 Dimensões: 120 X 90 cm;

5.3.2 Título deve ser digitado em negrito e caixa alta;

5.3.3 Use o itálico somente para indicar termos em outros idiomas e/ou nome científico;

5.3.4 Sugere-se que seja estruturado contemplando os seguintes subtítulos (quando aplicáveis) (ver modelo no ANEXO III).

5.3.5 O título do Pôster deve ser idêntico ao do resumo. Abaixo do título deverá estar o nome dos autores e suas respectivas instituições.

5.3.6 É permitida a utilização de imagens e gráficos.

5.4 O pôster ficará exposto no site do evento conforme cronograma e não será apresentado.

5.5 O relator dos trabalhos orais (os 30 melhores) terá de 5 a 8 minutos para apresentação, de acordo com o cronograma disponibilizado pela Comissão Científica.

5.6 O relator do trabalho na modalidade Oral que não comparecer no horário e sala (presencial ou virtual) determinada para apresentação do respectivo trabalho não terá direito de apresentar em outro dia ou horário. Somado a isto, o relator ausente não receberá o certificado de apresentação de trabalho e não terá direito à publicação em anais do evento. Em casos devidamente justificados e comunicados previamente à Comissão Científica, o trabalho poderá ser apresentado por um dos autores indicado formalmente pelo relator.

5.7 Concorrerão a menção honrosa os 30 melhores trabalhos já mencionados.

5.7.1 Os trabalhos que ficarem classificados nos três primeiros lugares, receberão menção honrosa.

5.8 Todos os certificados serão disponibilizados no site do congresso, na área do congressista.

5.9  Os anais estarão disponíveis no site em até dois meses após o evento.

 

6 DO CRONOGRAMA REFERENTE AOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

Submissão dos trabalhos: 01 a 10 de outubro de 2022.

Avaliação dos trabalhos: 11 de outubro a 08 de novembro de 2022.

Divulgação dos trabalhos aceitos: a partir de 09 de novembro de 2022.

Divulgação da dinâmica de exposição e apresentação dos trabalhos: a partir de 16 de novembro de 2022.

 

7 CLAÚSULA DE RESERVA

Às Comissões Organizadora e Científica de trabalhos do V Congresso Regional de Saúde Coletiva e II Simpósio Internacional de Ciência, Saúde e Sociedade, reserva-se o direito de resolver os casos omissos, bem como as situações não previstas no presente Edital.

 

 

 

ANEXO I - Normas para Elaboração dos Trabalhos

 

  • Instruções aos Autores

 

Organização e Apresentação do Resumo Simples

  1. O texto deve ser organizado de forma estruturada, em: TÍTULO, AUTORES, INTRODUÇÃO, OBJETIVOS, MÉTODO, RESULTADOS E CONCLUSÃO ou CONSIDERAÇÕES FINAIS.
  2. Após uma linha (espaço) do resumo deve-se utilizar a expressão “Palavras-chave:”. Incluir, no mínimo, três e, no máximo, cinco termos separados por “ponto” e iniciados com letra maiúscula. USAR os Descritores em Ciências da Saúde (DECS) (http://decs.bvs.br/).
  3. Devem ser excluídas do texto tabelas e/ou figuras.
  4. O resumo simples deverá ser formatado para um tamanho de página A4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm. Deve ser empregada fonte Times New Roman, tamanho 12, texto justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser simples e escrito em parágrafo único.
  5. Uma linha (espaço) após as palavras-chave deve constar a área de classificação do trabalho científico, conforme item 3.1.1 do Edital N0 01/2018.
  6. O TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Times New Roman, corpo 14, em negrito, centralizado.
  7. Após duas linhas (espaços) do Título, devem aparecer os Nomes Completos dos Autores, em fonte Times New Roman, corpo 12, sem destaques. Os nomes devem estar alinhados à direita um abaixo do outro e grafados somente com as primeiras letras maiúsculas. O nome do RELATOR deve estar sublinhado. Fazer chamada com número arábico sobrescrito, após o último sobrenome de cada autor, para indicar a formação acadêmica, titulação, afiliação, participação em grupos ou projetos de pesquisa, contemplação com bolsa de pesquisa (OS BOLSISTA PIBIC E ICV DEVEM COLOCAR OBRIGATORIAMENTE ESTA INFORMAÇÃO) e o endereço eletrônico (e-mail) apenas do RELATOR. O orientador deve ser o último autor a ser listado.
  8. Os Resumos devem ter no máximo 250 (duzentas e cinquenta) palavras.

 

 

 

ANEXO II

MODELO PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DO RESUMO SIMPLES

 

TÍTULO

Autor[1]

Autor[2]

Autor[3]

Autor[4]

Autor[5]

Autor[6]

 

INTRODUÇÃO: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX OBJETIVO: Realizar uma revisão sistemática da literatura visando compreender a música como ferramenta facilitadora na comunicação e nas manifestações emocionais de crianças com SD. MÉTODO: Realizou-se buscas nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde e Scielo, em abril de 2018. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados entre 2002 e 2018; em português e espanhol. Os descritores utilizados foram: Musicoterapia.  Síndrome de Down. Família. RESULTADOS: Contou-se com uma amostra de 6 artigos. Destes, 2 abordaram como a inclusão da música em ambientes de saúde - hospitais, clínicas odontológicas e psicoterápicas - reduz o estresse infantil, proporcionando melhor contato com tais crianças. Considerando-a também como facilitadora no relacionamento familiar. Outros 4, mostram o valor do ambiente familiar e o auxílio dos pais nesse processo, cujos são imprescindíveis para quebrar as restrições causadas pela síndrome, contribuindo no desenvolvimento da linguagem, coordenação motora, aprendizado, memorização e habilidades sociais além de estimular o movimento corporal, sendo também meio de manifestar emoções. CONCLUSÃO:  O uso da musicoterapia diminuiu significativamente os níveis de ansiedade em crianças com SD. Apesar de ser a alteração cromossômica mais comum em humanos, há lacuna na disponibilidade de publicações sobre o tema. Contudo, reconhecer a importância de se criar estratégias que acolham esse público em situações de cuidados de saúde é necessário para levar os profissionais a refletirem na melhoria do atendimento.

Palavras-chave: Musicoterapia. Síndrome de Down. Família.

EIXO TEMÁTICO: Eixo 1: Epidemiologia

 

 

 

 

ANEXO III - MODELO DE PÔSTER ELETRÔNICO

 

TÍTULO

Autores e afiliação institucional

Introdução,

Objetivo

Método,

Resultados,

Conclusão ou Considerações Finais,

Referências

 

 

[1]Acadêmica de Psicologia da Universidade Federal do Piauí/CMRV. Integrante do grupo de pesquisa em Neurociência e Psicologia Social (LANPSO). Monitora do grupo de extensão no projeto de LIBRAS. E-mail: XXXXXXX@hotmail.com

[2]Acadêmica de Psicologia da Universidade Federal do Piauí/CMRV. Integrante do grupo de pesquisa em Neurociência e Psicologia Social (LANPSO). Monitora do grupo de extensão no projeto Estudar para Aprender.

[3]Acadêmica de Psicologia da Universidade Federal do Piauí/ CMRV.

[5]Acadêmico de Administração da Universidade Federal do Piauí/CSHNB. Formado em técnico de enfermagem pela instituição de ensino CEPROSP.